Gestão de Qualidade

Serviços para a criação ou manutenção de sistemas de gestão para a ISO 9001

Gestão de Qualidade

   

Gestão da Qualidade – podemos ajudá-lo a implementar ou manter o seu sistema


Existindo à bastante tempo e tendo vindo progressivamente a ser melhorada e ampliada com outros referenciais, a norma da Qualidade mantém a característica de ser uma das primeiras normas ISO que as organizações tendem a implementar.

Geralmente, no processo de implementação as organizações aproveitam para rever a sua metodologia de trabalho, os seus processos e desenvolvem um projeto interno motivador para toda a estrutura com o objetivo de obterem a certificação, fruto do reconhecimento de uma entidade externa que valida que a organização segue os princípios ou cláusulas da ISO 9001.

No entanto, depois do maior ímpeto ou intensidade inicial, vem o momento de incorporar no dia-a-dia das organizações todas as definições, pressupostos e indicadores com os quais se comprometeram no momento da certificação. É aqui que começam a surgir os desafios diários para a manutenção do sistema.

Tendo em conta os diversos momentos que as organizações encontram ao longo do processo de implementação ou manutenção de um sistema da Qualidade, a Charuben recorrendo à plataforma AchieverPlus apoia as organizações na implementação do seu sistema, seja ele numa fase inicial ou já numa fase de manutenção após a certificação.

Os nossos serviços, conjuntamente com a estrutura da Qualidade da organização ou seus consultores externos, efetuam a transposição e automatização de processos que dizem respeito ao cumprimento das normas da ISO 9001 recorrendo à utilização dos módulos da ferramenta AchieverPlus.

Uma implementação base inclui um sistema documental e registos que permita às organizações a gestão de toda a sua documentação/registos obrigatórios ou relevantes para o seu sistema, garantindo que estes são revistos, aprovados e distribuídos atempadamente a quem de direito. Para garantir a boa execução do sistema, as auditorias e as ocorrências que delas resultam ou que surgem derivadas de não conformidades internas ou externas (reclamações cliente, reclamações fornecedores, entidades publicas, população em geral) são registadas, tratadas, analisadas e reportadas para que a organização saiba como está o seu sistema e a sua eficácia.

Adicionalmente e em função das necessidades, é frequente ampliar o suporte às áreas de recursos (ponto 6 da ISO 9001): recursos humanos e equipamentos. No primeiro, dando importância às componentes formativas e às competências, no segundo, aos registos de equipamentos e a todas as intervenções planeadas ou não, que sofrem durante o seu período útil de vida na organização. 

Durante o processo de implementação do sistema AchieverPlus temos vindo a verificar uma maior necessidade de definições internas por parte dos responsáveis das organizações que são registadas no módulo de reuniões durante e após a nossa participação no projeto. É cada vez mais importante, definir e essencialmente seguir as decisões tomadas durante essas reuniões para efetuar a melhoria continua do sistema refletida nas análise estatísticas relevantes fornecidas pelo módulo de reporting integrado no AchieverPlus.


.



Contacte-nos para saber como os nossos serviços de gestão da qualidade podem contribuir para a melhoria do seu sistema
Áreas de actuação
Serviços
Serviços
Qualidade, Segurança e Risco, soluções de Software de Gestão para as empresas de serviços
 
Indústria
Indústria
Qualidade, Segurança e Risco, soluções de Software de Gestão para a Industria
 
Saúde
Saúde
Qualidade, Segurança e Risco, soluções de Software de Gestão para a Industria Farmacêutica e serviços médicos
 
Alimentar
Alimentar
Segurança alimentar e Qualidade, soluções de Software de Gestão para melhorar o desempenho, reduzir custos e tempo