Nova norma – ISO 9001:2015

Aprovação para a publicação para a nova norma ISO 9001:2015

 
A revisão há muito esperada para ISO 9001 (qualidade), a ISO 9001:2015 foi aprovada para publicação. A norma revista estará disponível a partir de organismos nacionais de normalização ainda em Setembro, apresentamos alguns pontos de mudança relevantes: 
  • O resultado é que interessa – criar valor e sustentabilidade. Pouco serve ter uma empresa certificada, se não desenvolver a sua ação para atingir os objectivos que define como importantes e prioritários. 
  • A norma tem uma outra estrutura – de 8 pontos cresce para 10 e alinha-se totalmente com o ciclo de Deming; reforça as ligações com outras normas de conformidade, nomeadamente com a ISO 14001 – Gestão do Sistema ambiental. A revisão de um sistema já existente, para que esteja de acordo com a nova norma, exige um total realinhamento da documentação. 
  • A documentação do sistema continua importante a referência para a ação, mas deve ser estruturada para que seja facilmente acessível, tirando cada vez mais partido das novas tecnologias, das aplicações informáticas facilitadoras da comunicação.  
  • “Pensamento de risco” é introduzido – Deve realizar-se a avaliação do risco na área estratégica e operacional das organizações. A ação e a prioridade na ação deve realizar-se em função da análise de risco, eliminando-o e mitigando-o.  
  • O “sistema da qualidade é de todos”, não restrito a alguns. Os clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores devem fazer parte dele, bem como a comunidade. É para isso que ele existe. 
  • O sistema deve tirar partido das ferramentas de gestão que existem e que não são muitas vezes utilizadas: o brainstorming, o mind mapping, o QFD , as FMEAs, as técnicas de determinação de causas-efeito e muito mais

Em suma a ISO 9001:2015 será a uma norma para quem quer ser competitivo e sustentável e não só para quem quer estar em conformidade.

 

Com serviços de consultoria, formação e implementação de sistemas de conformidade a Charuben está disponível para apoiar a sua Empresa na transição ou implementação de novas normas.

Para contactos : geral@charuben.pt

Comments are closed.